
O Carnaval já está batendo na porta e, com ele, chega também a maratona de shows para os grandes artistas baianos durante toda a folia momesca, como são os casos dos pagodeiros Léo Santana e A Dama.
E, para se manter firme em cima dos trios elétricos ou dos palcos, aguentar as várias viagens e também as muitas horas sem dormir com conforto, é preciso que os cantores se preparem de forma adequada, com acompanhamento profissional, seja na parte física ou até mesmo psicológica.
“Eu me preparo para o Carnaval o ano inteiro. Busco manter minha rotina de treinos, alimentação e cuidados com o corpo e a voz sempre em dia. Tenho acompanhamento constante de uma equipe de fonoaudiologia, fisioterapia e personal, que estão colados comigo o ano todo e me ajudam a manter a saúde em dia”, detalhou Léo Santana ao MASSA! sobre a sua preparação para a folia, sendo reforçado pela vocalista A Dama.
“Quando chega nessa época de Carnaval, procuro sair menos, não ir pra festa, não estar perdendo noite. Entro num momento de ficar em casa mesmo, fazer tudo com mais leveza, com mais cuidado, pra não acontecer nada de ruim até o Carnaval. E aí eu mantenho meus treinos. Faço boxe todos os dias, e um pouco de academia”, completou a pagodeira.

Com mais de 12 shows durante a festa, divididos entre Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o marido de Lore Improta sabe da importância de uma boa preparação para a ‘máquina não pifar’. “Busco reforçar minha alimentação e tento descansar o máximo que puder e quando puder, para que o corpo aguente o pique de tantas horas de show”, lembrou o cantor.
Leia Também:
Já A Dama, que fará pelo menos cinco apresentações neste Carnaval, faz questão de destacar a importância de um fonoaudiólogo para que sua voz também não ‘pife’.
“Como são muitos shows e muitas horas, aí o fonoaudiólogo evita que você caia numa rouquidão. Por exemplo, no meu primeiro ano de Carnaval eu fiquei extremamente rouca com apenas dois shows e o fono teve que me socorrer para que no dia seguinte eu estivesse pronta para puxar um outro trio. É realmente preciso desse acompanhamento ali todos os dias para que não aconteça nada de errado no percurso”, ressaltou a artista baiana.
Esportes são fundamentais
Além da parte física feita em academia, A Dama também costuma praticar outro esporte para auxiliar na preparação para o Carnaval. “Eu pratico boxe hoje. Não sou muito de musculação, mas é o que me ajuda nesse Carnaval. Inclusive eu procuro treinar também todos os dias de Carnaval”, descreveu a cantora.

Já Léo Santana prefere mais a malhação, que é sua parceira cotidiana. “A musculação é algo que me ajuda muito a manter a preparação para o Carnaval em dia. Sou muito focado em tudo aquilo que me proponho a fazer e não vou deixar de entregar meu 100% em nenhum dos shows”, prometeu o artista.

Alimentação e outros cuidados
Outra parte importante em relação à preparação dos artistas para a maior festa de rua do planeta diz respeito a alimentação. Por isso, A Dama garante que ‘fecha a boca’ para comidas pesadas durante o Carnaval, para que não venha a atrapalhar as suas apresentações.
“Eu regro muito a minha alimentação e costumo comer muito coisas leves ou não comer nada antes do show, só depois. Mas não como nada pesado durante esse tempo de Carnaval, eu realmente só como coisas literalmente leves, fitness e tal”, detalhou a cantora.
Léo Santana, por sua vez, revelou que possui uma equipe multidisciplinar que está colada em todos os shows. “Acredito que é fundamental esse cuidado 360 para que eu consiga entregar o melhor de mim para os meus fãs e para quem tá ali curtindo”, lembrou o pagodeiro.
*Colaborou o repórter Vinícius Viana
