
A grande massa de pessoas fantasiadas colore o Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador nesta segunda-feira (16), com o tradicional bloco Muquiranas, que está sendo comandado por Bruno Magnata com a banda La Fúria. No entanto, a presença de Xanddy como cantor principal do bloco no último sábado (14) dividiu opiniões entre os foliões presentes. O MASSA! aproveitou o desfile desta segunda-feira para debater o tema com o público do bloco.
Em bate-papo com a reportagem, alguns dos homens travestidos relataram que o show do ex-Harmonia do Samba não correspondeu às expectativas do povão que segue o bloco. Entre as principais reclamações estão o ritmo que o cantor impõe no desfile e as músicas que não deixam o público suficientemente agitado.
Fala, povo!
Tancredo Carqueija da Conceição, de 40 anos, morador de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), largou o doce sobre a situação. Ele, que disse ter décadas acompanhando o bloco, confessou ter ficado decepcionado com a apresentação do sábadp.
"Xanddy fala demais no bloco. Está todo mundo suado, querendo curtir a festa. E Xanddy falando demais. Ninguém gostou. Tem os caras mais velhos aqui do Muquiranas, os idosos que saem, ninguém vai falar bem de Xanddy. Foi uma decepção", iniciou.
"Dez anos que ele está fora da gente. Ele não gostava nem que jogasse água nele quando a gente saía com a pistola... Olha, deixa quieto! Vamos dizer que ele não prestou, não valeu um centavo. Só entrei [no bloco] para tirar a foto e caí fora. Mas, La Fúria está show de bola" declarou Tancredo.

Para o folião Gabriel Miranda, a atração está abaixo das outras que já comandaram as Muquiranas. "Olha, Xanddy já foi bom, mas sábado foi horrível, não gostei. Espero que ano que vem o Psirico desça com tudo. Hoje, Lá a Fúria está quebrando e amassando, descendo com tudo".
O motoboy Ícaro Gabriel Portela garantiu que respeita toda a trajetória de Xanddy na música, mas que, para o bloco, não tem mais clima. Para ele, a energia das Muquiranas é de vibração e agonia intensa.
Fica aí! Todo o valor da Xanddy Harmonia, mas, infelizmente, o Muquiranas não é mais para ele. Samba é samba, Muquirana não é samba. Muquirana é coisa gostosa, o povo gosta de viver, gosta de pular, gosta de agonia. Obrigada, Xanddy, mas Muquirana não dá pra você. Com todo o respeito!
Ícaro Gabriel Portela, folião
Samba não agradou!
O tema do Carnaval de Salvador em 2026 é uma homenagem ao samba, e por isso esperava-se que fosse "bater certo" a escalação de Xanddy para o momento. Mas, como parte do público, o barbeiro Adilson Moura, que já sai há oito anos no bloco, demonstrou estar chateado com a escolha.
"Ô Xanddy, aqui é oito anos de Muquirana! Eu aprendi a gostar desse bloco. Para você isso não dá, pô. Muquirana é agonia, samba é dia de domingo. Hoje, o Muquirana está começando. Porque sábado não valeu", disse ele.
Máximo respeito pra Xanddy, mas ele, infelizmente, deixou a desejar. depois de muitos anos fora do Muquiranas ele não representou o Muquiranas.
Adilson Moura. folião

Outros desfiles
Nesta segunda-feira (16), o clima no bloco foi diferente, já que o comandante da vez foi Bruno Magnata com a banda La Fúria. Tonny Salles assume na terça-feira (17) e último dia do Carnaval de Salvador.
