O projeto “Trancista Master no Carnaval de Salvador 2024”, que é realizado pela empresária Anna Telles, vai estar presente novamente hoje e nos próximos 3 dias de folia no circuito Dodô (Barra/Ondina), na capital baiana. Com a sede no 1º andar do Hostel Cristo da Barra e em outros pontos carnavalescos da cidade, os serviços das trancistas estão sendo disponibilizados gratuitamente para os foliões que se interessarem por penteados afros.
Considerado um marco cultural após seu lançamento em 2021, onde reuniu mais de 400 profissionais trancistas de todo Brasil para poder debater cultura, empoderamento e, acima de tudo, o reconhecimento da trancista como profissão. O projeto “Trancista Master” é um ato de empoderamento, principalmente para as trancistas que são em sua maioria mães chefe de familia, mulheres empreendedoras, e uma fonte de independência financeira.
“Queremos que todos, independentemente de sua origem ou condição econômica, tenham a oportunidade de vivenciar a riqueza das tradições do trançado durante o Carnaval. O projeto é um convite à comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira, abraçar a diversidade e se orgulhar de quem somos. É uma homenagem às trancistas, cujas mãos talentosas moldam penteados que contam histórias e capturam a essência do Carnaval”, afirmou Anna Telles, idealizadora do projeto.
O "Trancista Master no Carnaval de Salvador 2024" é uma iniciativa que reconhece a importância das trancistas, que contribuem para a preservação e celebração dessa rica cultura, além de dar visibilidade a uma profissão magnifica e empoderada.