A Prefeitura de Salvador convocou uma coletiva de imprensa para divulgar a estrutura montada e os serviços que serão oferecidos pela gestão municipal durante o carnaval. As medidas foram anunciadas na manhã de ontem (31), no Cine Glauber Rocha.
Bruno Reis destacou que a gestão se preocupou em adequar todos os setores para receber soteropolitanos e turistas com segurança, como questões relacionadas ao combate à homofobia e à discriminação racial, o cuidado com os vendedores ambulantes e até mesmo com o calor, que se tornou uma pauta dos grandes eventos nos últimos meses.
Para atender a esse tópico, inclusive, será montada uma estrutura de climatização para garantir o conforto dos festeiros, com postos de hidratação, distribuição de protetor solar e climatizadores.
“Em relação a temperatura, a prefeitura determinou alguns protocolos a serem seguidos também para camarotes e blocos, e outras medidas já serão tomadas a partir da Lavagem de Itapuã e da Festa de Iemanjá”, disse Bruno.
Outra grande novidade para a folia desse ano está relacionada à tecnologia. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), preparou um serviço, com base na inteligência artificial, que será um canal de informações ao cidadão.
Basta salvar o número (71) 98791-3420 e terá acesso a informações diversas, desde localização dos módulos de cada serviço ao longo dos circuitos, serviços de transporte e trânsito até mesmo a posição dos trios em tempo real.
Além dessas, foram apresentadas medidas de monitoramento, saúde, limpeza, turismo, comunicação, transporte, segurança, dentre outros.
Durante a apresentação dessas medidas, o prefeito também assinou um termo de compromisso de neutralização de gases do efeito estufa durante o período de Carnaval. A iniciativa tem como objetivo realizar um inventário das ações que geram poluentes para a atmosfera durante a festa, como o consumo de energia elétrica, para que isso seja compensado em créditos de carbono. “É uma ação inédita da Prefeitura no carnaval, uma novidade para amenizar as consequências do aquecimento global”, disse o prefeito. “Vamos zerar a emissão de CO2 de diversos equipamentos da que estarão funcionando. Será um carnaval sustentável, trazendo conforto e segurança para o público”, garantiu Bruno Reis.