PMs recebem treinamento intensivo e 'real' pra ações no Carnaval; veja

Alunos da Academia da Polícia Militar passam por preparação intensa, visando técnicas e situações de controle emocional que podem ocorrer na folia

Home / Carnaval 2024

Preparados! - 31/01/2024, 07:00 - Silvânia Nascimento - Foto: Mila Souza/Ag. A TARDE- Atualizado em 31/01/2024, 07:22

Que comecem os jogos! Uma das instituições mais importantes das forças da Segurança Pública da Bahia, a Polícia Militar apertou o 'play' nos preparativos para o Carnaval 2024. Até esta quinta-feira (1º), a Academia da PM vai aprimorar, por meio da Jornada de Instrução Policial Militar (Jipom), as técnicas e conhecimentos de 540 alunos-a-oficial para atuação no maior evento de rua do planeta.

Na manhã desta terça-feira (30), a equipe de reportagem do Portal Massa! acompanhou as oficinas de treinamento que têm sido realizadas, na Vila Militar, localizada na Cidade Baixa, em Salvador. Ao longo das atividades os policiais fazem demonstrações de situações corriqueiras que acontecem no Carnaval, como confusões, tentativas de furto e roubo, averiguação de denúncias, dentre outras.

Aspas

O controle emocional é fundamental.

Coronel Henrique Melo, diretor da Academia da PM

Durante as demonstrações, os policiais simularam uma situação que é muito comum acontecer em grandes eventos: enquanto uns vão para curtir na paz, outros vão na intenção de cometer delitos.

Ciente dessa realidade, ao longo da capacitação foram idealizadas, principalmente, estratégias de abordagem. Em uma das simulações, uma tropa da PM recebe uma denúncia sobre a presença de um homem armado, no meio do circuito.

Com as características físicas e do traje de roupa passadas pelo informante, os policiais vão até o local, montam o cerco - para impedir possíveis fuga - e iniciam a abordagem ao suspeito. Nas buscas, os PMs localizam uma arma com o criminoso apontado na denúncia e, em seguida, seguem com o trâmite de algema-lo e conduzi-lo a um posto da Polícia Civil.

Nessa mesma ocorrência acontecem gritos e reclamações por parte de alguns foliões, que tentam desestabilizar as guarnições durante o procedimento de abordagem.

Preparação total

E, diferente do que muitas pessoas acham, os treinamentos da Jipom não se limitam apenas nas habilidades técnicas. Tão importante quanto elas, é também o preparo mental dos mais de 19 mil policiais que vão atuar diretamente com o atendimento ao público na festa momesca, como explica o diretor da Academia da PM, coronel Henrique Melo.

Coronel Henrique Melo, diretor da Academia da PM
Coronel Henrique Melo, diretor da Academia da PM | Foto: Mila Souza / Ag. A TARDE

"O controle emocional é fundamental. Por isso que os figurantes, os atores que trabalham na oficina, eles se portam como no Carnaval. Na nossa festa de Carnaval é, praticamente, onde a nossa tolerância tem que aumentar. Tem o uso do álcool, tem a alegria e tem as incoerências normais de uma festa popular. Então, o policial militar tem que estar preparado. Por isso que nós testamos eles aqui", destacou o oficial.

As capacitações da Jipom - que iniciaram no dia 22 deste mês -, é composto por alunos do 1° e 3° ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) e do Curso de Formação de Tenentes Auxiliares.

exclamção leia também