30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval 2024

Bloco sem cordas - 12/02/2024, 11:33 - Lula Bonfim e Flávia Requião

“Lugar sagrado da esquerda”, dispara Robinson sobre Mudança do Garcia

Movimento acontece na manhã desta segunda-feira (12), no Circuito Osmar, em Salvador

Parlamentar também ressaltou que o Carnaval de Salvador combina várias manifestações
Parlamentar também ressaltou que o Carnaval de Salvador combina várias manifestações |  Foto: Lula Bonfim / AG. A TARDE

O deputado estadual petista Robinson Almeida avaliou a importância da Mudança do Garcia, principalmente para a política, que acontece nesta segunda-feira (12), como um “lugar sagrado da esquerda fazer o seu Carnaval”.

“Eu conheci a mudança do Garcia quando o PT não governava a Bahia, nem o Brasil. Aqui era lugar sagrado da esquerda fazer o seu carnaval. Depois que nós começamos a governar a Bahia e o Brasil, eu não perdi o hábito de vir. Aqui nós fazemos o carnaval, também sendo vidraça, recebendo os protestos porque é do jogo democrático, nós estamos aqui partilhando das mesmas críticas dos mesmos objetivos, que grande parte dos movimentos também colocam , não é o fato de está no governo que nos retira da condição de críticos das políticas”, detalhou Robinson.

O parlamentar também ressaltou que o Carnaval de Salvador combina várias manifestações e entre elas, a política e a mudança do Garcia. “Foi se consolidando como esse espaço, principalmente, na época da ditadura militar, onde não havia a liberdade de expressão e era a forma de, principalmente, movimentos sociais do partido de esquerda, colocarem suas opiniões na sociedade, seja por faixa cartazes da alegorias e isso foi ao longo do tempo, se consolidando como um circuito alternativo que faz parte da história do Carnaval de Salvador”, disse.

“Aqui é um dia de alegria de encontrar muitos amigos, me sinto muito à vontade, como se estivesse”, completou.

A tradicional Mudança do Garcia acontece no circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador. O primeiro registro foi em 1926. O bloco sem cordas sai sempre na segunda-feira de Carnaval e é conhecido pela presença de protestos políticos em cartazes e fantasias irreverentes.

exclamção leia também