26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval 2024

Bonito de ver - 11/02/2024, 22:27 - Dara Medeiros

Bloco Commanches completa 50 anos de história e comemora na avenida

Grupo desfila no Campo Grande na noite deste domingo (11)

Membros do Commanches esbanjam simpatia na avenida
Membros do Commanches esbanjam simpatia na avenida |  Foto: Dara Medeiros / Portal MASSA!

Os blocos indígenas baianos fazem parte da história do Carnaval de Salvador, assim como os blocos afro. Neste domingo (11), o Commanches do Pelô completa 50 anos de existência e celebrou esse marco com um desfile especial no Campo Grande (Circuito Osmar).

Em entrevista ao Portal MASSA!, o cacique Edmilson exaltou a importância da tradição dos Commanches e refletiu sobre a discriminação aos blocos dos povos originários: "O bloco completa 50 anos hoje. É uma história muito fundamental, porque os índios são os donos da terra, não sei porquê essa discriminação".

Imagem ilustrativa da imagem Bloco Commanches completa 50 anos de história e comemora na avenida
Foto: Dara Medeiros / Portal MASSA!

Edmilson, que faz parte do bloco indígena há 48 anos e é o diretor da ala de caciques, se emocionou ao ver o bloco desfilar. "Nós, hoje, estamos homenageando os Pataxós, caciques, Tupis, Apaches, a todos os povos indígenas que participaram nos Carnavais antigos", disse ele.

As novas gerações são a continuação

As novas gerações carregam o legado dos blocos indígenas e lutam para que a tradição não se perca ou caia no esquecimento.

Na ala amarela, a jovem Edilaine Silva declarou que a homenagem aos 50 anos do bloco é uma forma de "valorização da história". Já Laila elogiou a ação: "representa tudo!"

exclamção leia também