26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval 2024

Massa! Folia - 07/02/2024, 20:31 - Dara Medeiros - Atualizado em 07/02/2024, 21:12

Ambulantes fazem balanço de vendas no pré-Carnaval

Trabalhadores informais falam sobre os lucros das festas que antecedem a folia em Salvador

Trabalhadores informais falam sobre os lucros das festas que antecedem a folia em Salvador
Trabalhadores informais falam sobre os lucros das festas que antecedem a folia em Salvador |  Foto: Dara Medeiros / Portal MASSA!

Peças essenciais para que o maquinário do Carnaval possa funcionar, os vendedores ambulantes enfrentam uma verdadeira maratona na época da folia. Mas será que as noites mal dormidas e o desgaste de trabalhar tantas horas seguidas compensa? O Portal MASSA! conversou com algumas pessoas que estão nesse 'corre' para saber.

Gisele Reis é de Itinga e ganha o pão de cada dia como trancista, mas no Carnaval ela monta sua guia e vende bebidas na Barra, próximo ao Cristo. Nessa rotina intensa há 3 anos, ela viu na folia uma forma de fazer uma grana para pagar a escola das filhas e se vê esperançosa neste ano, porque o calendário permitiu um grande emendo entre as festas e consequentemente uma maior oportunidade de lucrar.

Imagem ilustrativa da imagem Ambulantes fazem balanço de vendas no pré-Carnaval
Foto: Dara Medeiros / Portal MASSA!

"O movimento não tá muito, porque ainda tá no início, né? Mas eu tenho certeza que daqui pra mais tarde a gente vai conseguir fazer boas vendas", disse ela.

Gisele ainda disse que pretende investir um pouco do dinheiro que vai ganhar para criar um salão de beleza e conseguir atender as clientes com mais conforto, já que sua renda vem 100% das tranças nos outros meses.

Sonhadora, ela mantém o pensamento positivo sempre e acredita que vai conseguir alcançar a meta que estabeleceu: "O ambulante sofre, é um povo sofredor, mas assim, a gente que tem a mente aberta, a gente pode fazer coisas brilhantes acontecer".

Imagem ilustrativa da imagem Ambulantes fazem balanço de vendas no pré-Carnaval
Foto: Dara Medeiros / Portal MASSA!

Jovem se vira nos 30 durante o Carnaval

Caíque Silva tem 22 anos, é morador do bairro de Cajazeiras 8 e vende de tudo um pouco no Carnaval há 5 anos. Entre bebidas, lanches e até máscaras carnavalescas, o jovem se esforça para faturar.

Tentando aproveitar também os festejos momescos na Arena Pronaíca, na região em que mora, ele se vira nos 30 e até dorme nas ruas da Barra, nas poucas horas em que consegue descansar.

"Rapaz, desde sábado que a gente tá nessa labuta aí, quebrando, amassando e destruindo tudo. Eu fico lá e cá o tempo todo, fico até duas, três, quadro da manhã aqui na Barra, durmo aqui mesmo, tomo banho, tudo aqui no circuito mesmo", relatou ao Portal MASSA!.

Para ele, o aumento nos dias de festa neste ano não alterou muita coisa no faturamento, porque muitas pessoas continuam trabalhando durante a semana e não conseguem curtir as festas disponíveis.

exclamção leia também