26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval 2023

Tá bombando! - 17/02/2023, 12:34 - Tabitha Gomes

Influencer Ellen Monique 'Africanique' revela segredos de sucesso

Estourada nas redes sociais, influenciadora dá detalhes da sua trajetória

Muita representatividade black e empoderamento feminino são os moldes do engajamento da gata
Muita representatividade black e empoderamento feminino são os moldes do engajamento da gata |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Life styles, muita representatividade black e empoderamento feminino esses são os moldes do super engajamento das redes sociais da influenciadora Ellen Monique, 21, famosa como Africanique. Em conversa exclusiva com o Portal Massa, Monique contou um pouco sobre sua trajetória no Instagram, vida antes da fama, ações solidárias promovidas por seu engajamento, dicas para o Carnaval e muito mais.

Com mais de 178 mil seguidores no Instagram, e 400 mil seguidores no TikTok, Ellen Monique está estourada em Salvador e é a nova sensação das mídias, por isso ela falou sobre sua trajetória e revelou o segredo do sucesso nas redes sociais.

Quem é Africanique

“Eu comecei no Instagram em 2020, eu me nomeio como blogueira de pandemia, porque eu comecei a trabalhar com o Instagram, por causa do tempo livre e porque tudo ficou em formato home office. Sempre gostei muito de me maquiar, e essa foi a época que estourou os challenge de maquiagem em transição. Eu sempre quis estar naquele meio e com ajuda de amigos influencers que comecei no meio, desde de início o povo sempre me apoiou desde quando tinha apenas 4 mil seguidores, hoje tenho 178 mil no Instagram”, afirmou.

Ela pontuou também que a inspiração para nome Africanique surgiu tanto da representatividade preta, com a junção do nome África + Monique, quanto da inspiração com a página africanize, que conta com milhares de seguidores, além de um grande número de acessos e compartilhamentos no Instagram.

A Africanique já fez de tudo viu, a gata já trabalhou como maquiadora, designer de unha, designer de sobrancelha, e até como frentista, é isso mesmo frentista. Arretada como toda mulher baiana, ela nunca ficou parada e sempre correu atrás de seus objetivos.

Formada em nutrição, Ellen acredita que o sucesso como digital influencer veio através da representatividade feminina. Seu primeiro viral foi um vídeo no TikTok onde ela aparecia trabalhando como frentista em um posto de Salvador. Mesmo com o corre do dia a dia, o que chamou a atenção do público principalmente o feminino, foi porque Monique estava sempre bem arrumada, unha, cílios, cabelo, tudo ok para encarar mais um dia de trabalho, sendo a inspiração para muitas mulheres.

Além disso, a influencer afirmou, que com o fim de seu relacionamento, começou a falar sobre auto aceitação, amor próprio e autocuidado o que dobrou seu número de seguidores. "O meu segredo é ser eu mesma e mostrar a minha vida como de fato ela é sem filtro, isso cativa as pessoas. Eu sou a minha prioridade, Sempre falei muito sobre isso no Instagram. Acho que nós mulheres devemos ser as nossas prioridades, não dependendo de homem nenhum e sempre buscando auto cuidado, não só o físico como também o psicológico. Acho que as mulheres têm que se colocar não pódio. E aí eu comecei a falar sobre isso no Instagram, foi o que começou a gerar muito engajamento e muitas mulheres se identificaram com as minhas postagens, minha vida alavancou. Depois que comecei a falar sobre pautas femininas, meu Instagram que tinha 40 mil seguidores passou a ter 130 mil em menos de 3 meses. Eu sempre pontuei que a mulher pode e deve fazer o que quiser e estar e ocupar o lugar que quiser, e a partir daí comecei também a falar sobre pautas de representatividade feminina, com muita auto aceitação, sempre mostrando que todas podemos estar aonde quisermos. Conquistei tudo que eu tenho hoje no Instagram, consegui adquirir minha casa própria e me mantenho apenas com dinheiro das redes sociais e vivo muito bem", detalhou ao MASSA!.

Muito assediada por sua beleza, tivemos que parar a entrevista por umas três vezes, isso porque, sempre tinha algum fã de Monique querendo tirar uma foto. A influencer contou ainda que ressignificou momentos em que passou por problemas de baixa estima por conta da falta de aceitação e também por ter sofrido preconceito racial.

Hoje a musa dá a volta por cima e afirma que está em primeiro lugar, deixando claro que esabe do seu potencial e se reconhece como uma grande mulher, não só por sua beleza física, mas pela pessoa que se tornou neste percurso.

Imagem ilustrativa da imagem Influencer Ellen Monique 'Africanique' revela segredos de sucesso
Foto: Denisse Salazar/AG. A TARDE

Bazar Solidário em São Caetano

Com a vida de blogueira, a Africanique tem feito muitos provadores, que são aquelas sessões de fotos para promover as marcas de roupas. Normalmente as influenciadoras ganham muitas peças dessas marcas e, pensando em uma maneira de estar com suas seguidoras e promover uma ação social, a digital influencer entrou em contato com a associação do Bairro de São Caetano em Salvador e promoveu um bazar solidário onde doou a maioria das peças que ganhou arrecadando 1 kg de alimento por peça.

A ação foi um estouro assim como a carreira de Ellen no Instagram. A influenciadora foi muito ovacionada ao chegar no bairro e a quantidade de roupas não supriu a quantidade de pessoas que estavam no local, mas o importante foram as doações que conseguiu arrecadar para instituições carentes e a alegria que ela proporcionou a suas seguidoras.

“Quando eu tive a ideia do bazar, eu pensei não só em ajudar as pessoas carentes, como também fazer alegria das minhas seguidoras, criando um contato mais próximo com elas, porque o blogueiro ele precisa ter interatividade com o seu seguidores. A gente precisa ter uma troca, então foi algo essencial para mim e foi muito lindo, eu fui bem recebida na comunidade, isso foi muito importante para mim, com certeza eu vou estar continuando com essas ações solidárias, porque no meu Instagram e na minha vida como digital influencer, eu quero mostrar e viver a vida real além de sempre estar ajudando e tendo uma troca com meus seguidores”, pontuou a influenciadora.

Africanique no Carnaval

Questionada sobre onde vai passar o Carnaval, Monique garantiu que vai curtir muito. “Eu vou para o bloco da Dama do Pagode, estarei no Campo Grande, e e vou estar também no camarote Honda Folia. Depois de dois anos sem Carnaval por conta da pandemia, a gente tem que curtir e aproveitar bastante a folia. Eu amo a folia sempre gostei de estar no Carnaval contagiar e ser contagiada por essa energia que só o Carnaval de Salvador pode proporcionar”, declarou.

Sobre os looks para Carnaval ela enfatizou. “Eu acho que o Carnaval exige cores, eu amo cores e eu tenho certeza que realça muito principalmente na pele negra. Então se jogue! Coloca um laranja, usa a blusa do neon, usa um biquíni como cropped, pega uma saia, customiza roupa é tão barato, hoje em dia viralizou também as plaquinhas. Inclusive, eu gosto muito de uma que cita a música da Dama ‘ele só ouve enfoque errado’", destacou ela citando a música da pagodeira. “Vale a pena usar também junto com o look para acertar na produção e é claro não dá para esquecer do glitter, muito glitter e muito brilho”.

exclamção leia também