O prêmio milionário do Big Brother Brasil é um sonho que, ano após ano, promete transformar vidas. Porém, a realidade para muitos vencedores nem sempre é tão glamourosa quanto a que aparece na televisão. Segundo Jeff Patzlaff, planejador financeiro, o segredo para quem ganha uma quantia tão significativa é manter os pés no chão e priorizar a construção de um futuro financeiro sólido.
Leia mais:
Gracyanne Barbosa e irmã Giovanna são confirmadas no camarote do BBB
Big Day: participantes do BBB 25 serão apresentados nesta quinta-feira
PM e musa fitness: saiba quem é baiana confirmada no BBB 25; veja fotos
"Antes de pensar no dinheiro, pense no que você faria sem ele. Se priorize, não perca seus valores por ter um dinheiro a mais na conta. Quanto mais você conseguir viver a vida de forma leve, melhor será a sua relação com o dinheiro", diz.
A história já mostrou como o impulso e a falta de planejamento podem levar a situações financeiras desafiadoras. Exemplos como os de Rodrigo 'Cowboy', campeão do BBB 2, que perdeu seu prêmio ao investir em bezerros e imóveis sem retorno, ou Cida, do BBB 4, que viu o montante desaparecer após empréstimos não pagos e dívidas assumidas como fiadora, são alertas importantes. Por outro lado, ex-participantes como Juliette e Telminha conseguiram preservar o prêmio e transformar a fama em uma oportunidade de crescimento contínuo.
Para evitar os erros do passado, Patzlaff recomenda adotar uma abordagem calma e estratégica logo após o término do programa. "No primeiro mês, não faça nada com o dinheiro além de aplicá-lo a 100% do CDI com liquidez. Foque em contratos publicitários e organize a vida enquanto o dinheiro trabalha para você", comenta. Essa pausa inicial é essencial para que o vencedor possa estruturar suas finanças e evitar decisões precipitadas.
O próximo passo, conforme o especialista, é construir uma estratégia de longo prazo com o auxílio de um profissional independente. "Comece definindo objetivos financeiros claros, incluindo uma reserva de emergência, uma reserva para desejos e uma para sonhos de longo prazo" Ele explica que a reserva de emergência, por exemplo, deve ser aplicada em opções com alta liquidez, como CDBs, Fundos DI ou Tesouro Selic, para garantir acesso rápido em situações imprevistas.
Já a reserva para desejos, como viagens, exige cuidado: "Cuidado com o 'me mimei', que pode destruir suas finanças. Se for fazer uma viagem internacional, por exemplo, use contas em dólar como Wise ou Nomad para facilitar o planejamento". Para sonhos de longo prazo, como independência financeira, Patzlaff sugere diversificar com investimentos mais robustos.
“Para investimentos mais arrojados podemos ter uma exposição maior em investimentos alternativos sempre respeitando o percentual máximo de 3% por ativo, garantindo uma maior diversificação e a proteção para o dinheiro como um todo. Os BDRs e ETFs são ótimas opções para buscarmos exposição a uma maior diversificação sem concentração em um único ativo”, diz.
Outro ponto destacado pelo especialista é a importância de evitar concentrar todos os recursos em um único tipo de aplicação sempre respeitando um limite máximo de 3% por ativo para minimizar riscos. "O segredo é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Diversifique pensando na sua essência e nos seus valores como pessoa”, comenta.
Ele ainda menciona os títulos do Tesouro, especialmente os atrelados à inflação, como boas opções para quem busca segurança e rentabilidade consistente. “E claro, os fundos de investimentos são uma ótima opção para facilitar a sua vida, ao invés de escolher um único título, o [gestor do] fundo escolhe tudo para você, muito mais prático e fácil”, afirma.
Para o futuro campeão do BBB, que estreia na próxima segunda (13), o recado é claro: o prêmio milionário pode ser o passaporte para uma vida tranquila e bem estruturada, desde que seja tratado com planejamento e disciplina. "Não deixe o impulso destruir a sua garantia de vida mansa eterna", conclui o especialista.