
Durante reunião da Comissão Especial da FIOL na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada na manhã desta segunda-feira (29), o deputado estadual Marcone Amaral (PSD) cobrou esclarecimentos sobre possíveis mudanças no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A resposta veio do próprio presidente da BAMIN (Bahia Mineração), Eduardo Ledsham, que garantiu a manutenção de Ilhéus como ponto final do projeto.
Leia Também:
A audiência contou com a presença de representantes da empresa responsável pelas obras da ferrovia e de parlamentares que acompanham de perto a implantação do empreendimento. Marcone levou à comissão uma preocupação levantada por moradores do Sul da Bahia, diante de rumores sobre um eventual desvio da ferrovia para fora do território ilheense.
“Há rumores que têm causado apreensão. A pergunta é simples e objetiva: existe alguma chance de o traçado da Fiol ser alterado para fora de Ilhéus?”, questionou o deputado.
Em resposta, Edsham foi enfático: “Não existe a menor alternativa de outro desenho. Após a concessão, revisamos cada quilômetro da ferrovia, avaliamos mais de 55 obras, e está tudo dentro do esperado.”
Com a declaração, Marcone celebrou a confirmação de que Ilhéus permanece no centro do projeto. “A fala do presidente da BAMIN é clara e tranquilizadora. Agora, nosso foco é a retomada das obras. Seguimos firmes na fiscalização e no apoio, junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, para que esse sonho avance”, destacou o parlamentar.
Impacto da obra
A Fiol é uma das maiores obras de infraestrutura logística em curso na Bahia, com potencial para transformar a dinâmica econômica da região. A ferrovia ligará Caetité, no interior, ao Porto Sul, em Ilhéus, facilitando o escoamento da produção mineral e agrícola e prometendo a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.