
A Fenagro 2025 possui diversas programações voltadas a estudantes, crianças, aos amantes do agronegócio e às famílias baianas. Dentro do Pavilhão do Governo, inúmeros estandes realizam atividades que mexem com o lúdico e com a experiência sensorial de quem abre espaço para o novo.
Leia Também:
Uma delas é promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que instalou um espaço onde os visitantes encontram recursos visuais e sonoros que recriam a atmosfera típica da Mata Atlântica com painéis explicativos sobre serviços ecossistêmicos, biodiversidade, recursos hídricos, polinizadores e produção sustentável, além de distribuição de mudas nativas.

O ambiente reúne elementos da fauna, flora e iluminação temática, com o objetivo de aproximar o público da riqueza e da importância desse bioma, reforçando as ações de conservação do governo do Estado.
“Essa é uma proposta de educação ambiental. Queremos mostrar um pouco da Mata Atlântica, sendo um recorte mais preservado com os serviços ecossistêmicos oferecidos pela natureza repleta de biodiversidade na fauna e na flora. Em seguida, a gente tem o contraste de um cenário degradado pela ação humana, que seria um ambiente de fogos, onde ocorrem os incêndios florestais, cuja maioria é causada pela ação do homem”, explicou Flávia, uma representante da SEMA.
Experiência imersiva
De cara, o visitante que entra no estande da SEMA já sente o cheiro da Mata Atlântica. O espaço traz elementos da natureza como folhas, animais taxomizados, tronco de árvores raras e até o clima fresco da mata.
As crianças, os adultos e até mesmo os idosos vão à loucura com tanta diversidade da natureza que forma a Mata Atlântica. Os visitantes podem tocar e até mesmo sentir o cheiro da floresta.
Após a experiência agradável, os visitantes são convidados para uma nova imersão: a experiência da mata em chamas. Com uma temperatura mais quente, o espaço também muda a sua coloração para vermelho, se assemelhando ao incêndio na Mata Atlântica.
O clima é mais abafado e os visitantes quase não conseguem ficar no espaço. Lá, eles são convidados a uma nova experiência, desta vez com o uso da tecnologia de realidade virtual (VR), a fim de valorizar o Programa Bahia Sem Fogo, do governo do estado, quanto à atuação dos brigadistas e parceiros no combate aos incêndios florestais.

O equipamento permite ao visitante vivenciar de forma imersiva os impactos do fogo sobre a natureza, como se fosse um combatente ou até mesmo um animal encurralado em meio ao fogo.
No final, é entregue uma muda de uma árvore aos visitantes para gerar ainda mais conscientização sobre a preservação da natureza. “A proposta no final é entregar uma muda de planta com a mesma proposta de fazer esse processo de reflorestamento”, finalizou ela.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
