Plantão

Ter, 14/01/2020 | Atualizado em: 14/01/2020 às 05h06


Plantão

Balanço Bahia registra alta no número de feminicídios

Nicolas Melo
A+ A-

Enquanto os números de crimes violentos letais intencionais, os CVLIs (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), mostraram uma queda geral de 9,4% em 2019, em relação a 2018, os casos de feminicídio registraram, no mesmo período, um aumento de 32%. Os números se referem a todo o Estado da Bahia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em 2019 foram computados 101 casos, contra 76 em 2018. Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a redução dos feminícidios para 2020 se revela um desafio.

"Este é um dos nossos principais desafios. Apesar dos esforços da SSP e de outros órgãos, o aumento do feminicídio é uma realidade, não só da Bahia, mas em todo o país. Estamos engajados com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos da rede de proteção à mulher para mudarmos essa realidade", disse Maurício.

O secretário explica que, para reduzir os números, a pasta tem empenhado forças na criação de mais unidades da Ronda Maria da Penha. Há a previsão de ampliação de mais nove rondas no interior da Bahia, como em Camaçari, Teixeira de Freitas, Ipiaú e Alagoinhas. "Estamos finalizando (em conjunto com outras secretarias, a exemplo a SPM) uma cartilha de enfrentamento às causas do feminicídio, a prevenção e a repressão, mas é um grande desafio", comentou, Maurício, ontem de manhã, durante coletiva, na SSP.