Nas Ruas

Seg, 13/01/2020 | Atualizado em: 13/01/2020 às 05h06


Nas Ruas

Romeiros festejam senhor do bonfim

Mariana Bamberg*
A+ A-

Fé e devoção atraíram cerca de 150 romeiros a Salvador, na manhã de ontem. Os devotos, que viajaram 108 km de Feira de Santana até a capital, vieram para conhecer a Paróquia Santuário de Senhor do Bonfim, que está com programação especial até o dia 19, tendo como ápice na próxima quinta-feira, quando ocorre a festa ao Nosso Senhor do Bonfim e a Lavagem do Bonfim. Com integrantes da Paróquia Santa Clara de Assis, no bairro do Tomba, a caravana deixou a cidade de origem às 6 horas, chegando a Salvador duas horas depois.

Se antes os romeiros vinham à pé, em paus de arara ou cavalos, ontem os peregrinos chegaram divididos em três ônibus fretados. E a viagem, de acordo com a organizadora Izabel Rocha, foi muito animada. "Viemos cantando, rezando, pedindo proteção a Deus e agradecendo", contou. A católica Auriene Silva, que faz parte do grupo, tinha uma agradecimento em especial quando entrou no Santuário. Ela foi curada há quatro anos de um câncer no intestino e fez questão de agradecer.

O reitor da Basílica do Bonfim, Padre Edson Menezes, diz que a peregrinação é uma prática antiga relacionada a santuários e que vem, cada vez mais, se renovando. "Durante muito tempo ela foi perdida, mas, desde que estou aqui, tento sempre evidenciar essa atividade", destacou Padre Edson.

* Sob a supervisão da jornalista Regina Bochicchio