Viver Bem

Seg, 02/12/2019 | Atualizado em: 02/12/2019 às 05h05


Viver Bem

Estouro de sabor e saúde

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

Bastante popular em diversas partes do mundo, a pipoca é um lanche ideal para ser consumido em diversas ocasiões, devido a sua praticidade no preparo. É o prato principal para assistir a um filme ou uma partida de futebol, além de ser um bom passatempo para uma divertida reunião de amigos ou família.

No entanto, apesar de deliciosa, a pipoca de micro-ondas ainda é alvo de discussões sobre as suas reais propriedades nutritivas para a saúde humana. Segundo a nutricionista Juliana Lis, esse tipo de alimento não oferece risco à saúde, mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração.

"A pipoca, seja de panela ou de micro-ondas, é uma ótima opção para um lanche rápido, saboroso e saudável, pois ela é fonte de vitaminas, de minerais como zinco e magnésio, gera sensação de saciedade e fornece fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino", explicou Juliana Lis.

A nutricionista faz um importante alerta para o preparo da pipoca de panela. "O cuidado perante a pipoca está concentrado na quantidade de sal e óleo que você decide colocar. Opte por colocar uma quantidade razoável de ambos para, assim, evitar problemas de pressão alta e cardiovasculares", aconselhou.

Já as pipocas de micro-ondas com sabores possuem maior concentração de sódio. Nesse caso, como orienta a nutricionista Juliana Lis, o ideal é levar para casa as versões tradicionais, sem sabores artificiais, e garantir um lanche mais leve, saboroso e saudável.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins.