Plantão

Ter, 15/10/2019 | Atualizado em: 15/10/2019 às 08h15


Plantão

Zona Azul só por meio digital

Márcio Walter Machado*
A+ A-

A partir de hoje, motoristas que precisarem estacionar na Zona Azul, em Salvador, não contarão mais com a comercialização das cartelas de papel para as vagas do estacionamento rotativo.

Isso ocorre porque o modelo digital, em funcionamento há um ano, entrará definitivamente em vigor por toda a cidade.

De acordo com o titular da Superintendência de Trânsito do Salvador, Transalvador, Fabrizzio Muller, "antigamente o usuário só tinha a opção de comprar o crédito da Zona Azul na mão do Sindicato dos Guardadores. Hoje, são 11 aplicativos que possibilitam uma opção a mais, moderna e mais segura para os cidadãos".

Ainda segundo Muller, o sistema já conta com mais de 120 mil pessoas cadastradas, com centenas de milhares de utilizações desde que foi implementado.

O advogado Sleiman Hage, 31 anos, acredita que o novo modelo de crédito para estacionamento vai ser melhor para o usuário.

"Vai evitar fraudes, como cópia e reutilização das cartelas manuais, além de oferecer maior praticidade e simplicidade", disse Sleiman Hage.

Uma das reclamações de usuários do sistema digital era a impossibilidade de renovação do tempo de permanência em estacionamentos de curta duração.

No entanto, segundo Fabrizzio Muller, será permitida a renovação nesses locais. "Além disso, em áreas sem operador, por questão de horário, por exemplo, as pessoas poderão estacionar, ativar sua cartela, e fazer seu pagamento normalmente", afirmou Muller.

*Sob supervisão da jornalista Rita Conrado