Nas Ruas

Ter, 08/10/2019 | Atualizado em: 08/10/2019 às 07h58


Nas Ruas

Sarampo Começa nova campanha pra vacinar a população

VITOR CASTRO*
A+ A-

Começou ontem e vai até o dia 25 a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A medida visa imunizar crianças de seis meses a  5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Além das crianças, adultos entre 20 e 49 anos também fazem parte do público elegível, que posteriormente será chamado a se vacinar.

Irenaldia Azevedo, enfermeira de imunização do município, explica os riscos da não vacinação. "A doença deixa a criança muito debilitada. Ela não consegue se alimentar direito por causa das lesões na parte interna da boca e fica suscetível a outras infecções, como pneumonia, por exemplo. A única forma de se proteger é quebrando a cadeia de transmissão com elevadas coberturas vacinais", explica.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que todos os 129 postos de saúde do município estão abastecidos com a tríplice viral, que, além de sarampo, protege contra rubéola e caxumba.

Na última quinta-feira foram confirmados oito novos casos de sarampo no estado, sete em Santo Amaro (a 79 km da capital), que já vive um surto da doença, e um em Jacobina, o que reforça a necessidade da vacinação, já que o vírus é altamente transmissível e circula no território baiano. Em julho deste ano foi confirmado o primeiro caso da doença em Salvador, em uma menina de 12 anos que mora na cidade e havia voltado de uma viagem à Espanha.