Nas Ruas

Qui, 03/10/2019 | Atualizado em: 03/10/2019 às 08h37


Nas Ruas

Unidos Hoje tem protesto em prol da educação

TAINÁ CRISTINA*
A+ A-

Em prol da educação e contra os cortes de verbas, integrantes das comunidades acadêmicas das universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb) realizam, na manhã de hoje, manifestação, às 9h, no Campo Grande. Ontem, no primeiro dia da Greve Geral da Educação, de 48 horas, que termina hoje, professores, servidores e alunos se reuniram na Reitoria da Ufba e discutiram temas da mobilização.

Durante o encontro, foram abordados os cortes de verbas orçamentárias na Educação, em bolsas de pesquisas, ameaças à autonomia universitária, projeto Future-se e a privatização das entidades.

Na Reitoria da Ufba estiveram presentes parlamentares e representantes de entidades, a exemplo do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

"Em relação ao projeto Future-se, fica claro que é um processo de privatização, no entendimento de que a educação é mercadoria e, portanto, deve obedecer às leis de mercado. Em nível estadual, estamos denunciando a portaria/edital que o governo colocou, para que as organizações sociais se candidatem para administrar as escolas do estado", disse a representante da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), Lilian Marinho.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira