Esporte

Sex, 20/09/2019 | Atualizado em: 20/09/2019 às 07h42


Esporte

Novo comando! Só um Gênio para salvar o ano do leão

Everton Santos*
A+ A-

O suspense em torno do novo treinador do Vitória não durou nem 24 horas. Pouco tempo depois de confirmar a demissão de Carlos Amadeu, o clube agiu rápido e anunciou ontem a contração do técnico Geninho, um velho conhecido da torcida rubro-negra, que será o quinto comandante do Leão em 2019. E só mesmo um verdadeiro gênio para tirar a equipe da situação em que se encontra nesta temporada.

A confirmação oficial da chegada de Eugênio à Toca foi feita pelo presidente Paulo Carneiro através de seu perfil pessoal no Twitter. "Geninho, campeão brasileiro, advogado, ex-atleta do Vitória e com passagens relevantes em grandes clubes brasileiros é pela 4ª vez (salvo engano) o treinador do Vitória. Em 2018 foi campeão catarinense e comandou o acesso do clube (Avaí) a 1ª divisão. Seja bem vindo meu amigo Eugenio", escreveu o dirigente.

Geninho chega ao Barradão em um momento delicado do clube, como aliás, tem sido todo o ano do Leão. Esta será a sua quarta passagem pelo time rubro-negro (1994-1995, 1998 e 2001), além de ter sido jogador da equipe na década de 70.

"Recebí o convite do Paulo e com muita felicidade aceitei. Já passei pelo clube como jogador e como técnico, agora é pensar na reabilitação de todos no time. Começo o trabalho com muita garra e muita confiança", prometeu o comandante em suas primeiras palavras como novo treinador do Vitória.

Aos 71 anos, Geninho tem em seu currículo uma vasta experiência no futebol nacional. Foi campeão brasileiro com o Athletico Parananese em 2001 , além de acumular passagens por Corinthians, Santos, Vasco, entre outros clubes do país. Vale ressaltar também que ele foi o responsável pelo acesso à Série B com o Avaí no ano passado.

No entanto, a realidade no Vitória é a de um time que está na 15ª colocação na tabela e que luta contra o rebaixamento à terceira divisão nacional. Além disso, a má temporada traz muita pressão para todos os treinadores que passaram pela Toca em 2019.

Antes de Geninho, Marcelo Chamusca, Claúdio Tencati, Osmar Loss e Carlos Amadeu tentaram a sorte no Leão. Todos eles foram caindo um por um, após um curto período no clube, com eliminações precoces nas competições que o time disputou na temporada, além do péssimo desempenho na Série B do Campeonato Brasileiro.

No Vitória, o comandante vai encontrar um elenco que tem muitas dificuldades em criar jogadas, principalmente pela falta de opção técnica dentro do próprio grupo de jogadores. Por outro lado, o sistema defensivo já vinha melhorando com Amadeu, sofrendo apenas três gols nos últimos nove jogos.

O 'velho novo' técnico será apresentado oficialmente à imprensa hoje pela manhã e já vai começar a preparar o time para próxima partida contra o Atlético-GO, no próximo dia 24 de setembro, na Arena Fonte Nova. Sendo assim, ele terá pouco mais de uma semana para treinar a equipe e estrear diante do torcedor mostrando que pode ser o gênio que irá salvar o conturbado ano do Rubro-Negro.

*Sob a supervisão doeditor Léo Santana