Esporte

Seg, 09/09/2019 | Atualizado em: 09/09/2019 às 04h04


Esporte

Baiana retada Artilheira tá em terras lusitanas

Léo Santana
A+ A-

Uma das principais jogadoras do time de futebol feminino do Vitória nos últimos anos, a atacante Verena alçou voos maiores em sua carreira. No fim de agosto, após rescindir seu contrato com o Leão que ia até dezembro de 2019, a jogadora de 23 anos foi anunciada como novo reforço do Valadares Gaia, time da primeira divisão portuguesa, que é sediado na cidade de Vila Nova de Gaia, separada do Porto apenas pelo Rio Douro.

Mas até chegar à Europa, nada foi fácil para a jovem que é de Salvador e defendia as Leoas desde 2016. Segundo a própria atleta, o preconceito e o machismo foram os principais obstáculos que teve de superar para tornar-se uma jogadora de futebol profissional. E, para quem não sabe, sua carreira se iniciou no arquirrival do Vitória, o Bahia.

"Eu sempre gostei de jogar bola, jogava na rua com os meninos, na escola e joguei em escolinha com meninos. Um dia meu pai me levou pra fazer um teste no Bahia, eu passei e a partir dali eu não parei mais", lembra a atacante que vê a sua família e, principalmente, seu avô como fontes de inspiração.

No entanto, foi no Rubro-Negro que Verena despontou mesmo para a 'boleiragem'. Artilheira do Baianão logo em sua chegada em 2016, a centroavante também participou das campanhas invictas de acesso à primeira divisão nacional e do título baiano, ambas no ano passado. "O Vitória foi muito importante pra mim, lá eu fui artilheira do Campeonato Baiano e consegui ter visibilidade", destaca.

Antes de deixar as Leoas, Verena fez oito gols em 12 partidas na edição 2019 do Campeonato Brasileiro Brasileiro Feminino. Ela foi a jogadora que mais marcou gols entre os times que não se classificaram à segunda fase do torneio - o Vitória ficou em 9º lugar, sendo que oito avançaram na disputa.

Já seu novo time terminou o Campeonato Português da temporada passada no sexto lugar e foi vice-campeão da Copa de Portugal perdendo a final para o Benfica. Agora, com a chegada da artilheira Verena, a expectativa é da conquista de um grande título para que a baiana possa cravar o seu nome na história do clube. Mas uma coisa é certa, a torcida dos soteropolitanos e rubro-negros a equipe de Portugal já conquistou!