Viver Bem

Seg, 09/09/2019 | Atualizado em: 09/09/2019 às 04h04


Viver Bem

Boa higiene bucal é vital para a saúde

gabriel conceição*
A+ A-

É comum ouvir dizer que o cuidado com a boca é essencial para a saúde. Isso porque problemas de higiene e infecções na boca estão diretamente ligadas a doenças cardiovasculares. Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Um estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), apontou que cerca de 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal.

"As doenças cardíacas e saúde bucal estão entrelaçadas por conta da disseminação de bactérias presentes na boca, que entram na corrente sanguínea chegando até o coração. Esse é um fato pouco conhecido da população e perigoso, pois quando as bactérias chegam ao órgão vital, elas causam inflamações, que afetam as membranas e válvulas cardíacas", explicou a cardiologista Fernanda Machado.

De acordo com o dentista Felipe Souza, pacientes com problemas crônicos, como gengivite ou doença periodontal avançada, têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se não for diagnosticada e tratada.

"Mesmo que você não tenha inflamação aparente na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal. Por isso, uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal", afirmou o dentista Felipe Souza.

"Recomenda-se escovar os dentes três vezes por dia, além de usar o fio dental diariamente. Vá ao dentista para fazer limpezas regulares e realizar check-up geral", concluiu.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins