Nas Ruas

Sáb, 31/08/2019 | Atualizado em: 31/08/2019 às 04h03


Nas Ruas

mais uma baleia morta na capital

Luan Borges*
A+ A-

Uma baleia adulta de 14,6 metros e 39 toneladas ficou encalhada na Praia de Coutos, no Subúrbio de Salvador, na manhã de ontem. O animal veio a óbito após duas horas dos moradores a encontrarem se debatendo na faixa de areia. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, só neste ano, 38 baleias ficaram encalhadas na costa brasileira, sendo que desse número, dez foram na Bahia.

Essa foi a segunda baleia encalhada em menos de 24 horas em uma praia do Subúrbio de Salvador.

A primeira, encontrada morta no bairro de Plataforma na quinta-feira, foi rebocada por pescadores até a faixa de areia e retirada na tarde de ontem. Já a segunda, que ainda está em processo de retirada, morreu horas depois da maré baixar no bairro de Coutos.

De acordo com a Limpurb, empresa responsável pela remoção de animais mortos, uma equipe de 22 agentes foi enviada para recortar o animal e encaminhar para o aterro sanitário. Como a operação depende do nível baixo da maré, o procedimento deverá ser finalizado amanhã.

"Agentes estão devidamente padronizados com equipamentos de proteção individual, como máscara, luva, bota e óculos, para garantir a segurança de cada um. Na operação, estão sendo utilizados três caminhões e uma caixa coletora de cinco metros quadrados", informou a Limpurb.