Nas Ruas

Ter, 20/08/2019 | Atualizado em: 20/08/2019 às 04h03


Nas Ruas

Plano para investimento e prevenção de tragédias

Roberto Aguiar
A+ A-

Salvador é uma das cidades costeiras do Brasil que sofre com chuvas de intensidades extremas, o que eleva os riscos de desastres naturais, já que há uma exposição de pessoas morando em áreas de encostas. Essa realidade chamou atenção do renomado climatologista Carlos Nobre, durante palestra realizada ontem na Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, em Salvador.

Para Nobre, a administração municipal tem o desafio de buscar medidas de adaptação às transformações causadas pela mudança do clima. Com este objetivo, foi instaurado o Painel Salvador de Mudança do Clima e lançada a construção do Plano Municipal de Adaptação e Mitigação da Mudança Climática, que contará com a colaboração de Carlos Nobre.

O Painel é uma iniciativa para gerar e tornar o conhecimento sobre mitigação e adaptação da mudança do clima em Salvador disponível para todos. Já o Plano Municipal será o mecanismo para que Salvador alcance as metas do Acordo de Paris, que estabelece um compromisso global sobre as alterações climáticas e metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. "Minha contribuição será apontar, de forma científica, caminhos de adaptação que devem ser tomadas. Assim, a cidade será melhor preparada para os efeitos das mudanças climáticas", disse Nobre.