Esporte

Qui, 11/07/2019 | Atualizado em: 11/07/2019 às 07h31


Esporte

Já é hora de fazer contas contra o rebaixamento?

Everton Santos*
A+ A-

A Série B do Brasileirão está apenas na 9ª rodada, mas o torcedor do Vitória já está com a calculadora nas mãos e fazendo as contas para saber quantas partidas o time vai precisar ganhar para fugir do fantasma do rebaixamento que levaria a equipe à Série C. Hoje, o Leão é o lanterna da competição nacional com apenas quatro pontos.

Com 29 jogos a disputar, a situação do Rubro-Negro não é fácil. Em 2018, o Oeste, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento, fez 46 pontos. Se a equipe baiana tiver que chegar a esta pontuação para fugir da degola vai ter que subir em muito o aproveitamento que hoje é de 14,8% para aproximadamente 48,3% nos jogos que faltam, conquistando assim mais 42 pontos na tábua de classificação.

O cenário é ainda mais desanimador se analisarmos os números do Vitória em 2019. Dos 28 jogos disputados neste ano, a equipe conquistou apenas quatro vitórias, empatou 12 jogos e perdeu 12. Na Série B, só um triunfo na 2ª rodada contra o Vila Nova.

Na temporada passada, o último colocado da segunda divisão ao fim da 9ª rodada era o Boa Esporte com cinco pontos. A equipe mineira acabou rebaixada. Já o Goiás, com a mesma pontuação nos nove primeiros jogos, fez uma campanha de recuperação e acabou garantindo o acesso à Série A. Essa realidade, porém, parece estar longe da Toca e a cada dia que passa, a permanência na Série B já parece ser a maior conquista que o time poderá alcançar neste ano.

*Sob a supervisão doeditor Léo Santana