Nas Ruas

Qua, 10/07/2019 | Atualizado em: 10/07/2019 às 07h42


Nas Ruas

Novas instalações do Neojiba são inauguradas

Tainá Cristina*
A+ A-

Com o equipamento mais completo e moderno para a formação musical no Brasil, foram inauguradas, ontem, as novas instalações do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, na Liberdade. O investimento foi de R$ 12,3 milhões.

Na nova sede do Neojiba, devem circular mais de mil crianças, adolescentes e jovens de seis a 29 anos. O novo espaço conta com uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 160 espectadores. A inauguração foi marcada por apresentações da Orquestra e do Coro do Neojiba, com interpretações de peças e concertos. Além disso, a ação contou com a participação dos artistas Mateus Aleluia, Elomar e João Omar.

O ambiente terá também um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros, seis salas de ensaio com isolamento térmico e acústico de alta tecnologia. A acústica é a primeira no Brasil assinada pela Negata Acoustics, responsável pelo projeto de algumas das melhores salas de concerto do mundo, como a Nova Philharmonie, em Paris, e do Disney Hall, em Los Angeles.

Para o governador Rui Costa, o novo equipamento é um projeto de inclusão social e cultural. "Aqui vai emanar pulsação e vibração para que a gente irradie por todos os cantos da Bahia", disse.

"Isso aqui é a luz central que vai iluminar todo o estado", frisou o diretor-geral do Neojiba e maestro, Ricardo Castro.

*Sob a supervisãoda editora Meire Olieira