Nas Ruas

Qui, 04/07/2019 | Atualizado em: 04/07/2019 às 04h02


Nas Ruas

Uso de bike no dia a dia cai no gosto do povo

LUAN BORGES*
A+ A-

O ato de pedalar tem se tornado cada vez mais comum na capital baiana. Só no primeiro semestre deste ano, os usuários do Bike Salvador, sistema compartilhado de bicicletas, percorreram cerca de 33 mil km com as 400 bicicletas que ficam espalhadas pelas 50 estações na cidade. Com o feito, foram responsáveis por economizar 28 toneladas de emissão de gases poluentes na atmosfera.

É muito comum observar as pessoas transitando pelas ruas de Salvador com as tradicionais bicicletas amarelas. Muita gente as usam para ir trabalhar, fazer exercícios físicos e até mesmo para o lazer. De acordo com a Tembici, empresa que administra o sistema de bicicletas compartilhadas na capital baiana, o número de viagens neste ano aumentou 318% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

As estações mais utilizadas são a do Porto e a do Farol da Barra, como explica o assistente administrativo da Tembici Jorge Neto. De acordo com ele, essas estações são as mais procuradas porque, além de ficarem próximas do local de trabalho de muitas pessoas, são opções para turistas que estão nas proximidades.