Viver Bem

Qua, 19/06/2019 | Atualizado em: 19/06/2019 às 10h15


Viver Bem

Cuidado com ouvidos

Da Redação
A+ A-

Se você tem cachorro em casa, é preciso estar atento para todos os sinais do seu amiguinho, principalmente no quesito saúde. Qualquer alteração no comportamento do seu pet pode ser um aviso para algo que não vai muito bem.

Um dos problemas que acometem os animais é a otite canina, uma inflamação que pode ocorrer na região externa, interna ou no meio do canal auditivo.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, desde infecções bacterianas e fúngicas, corpos estranhos, com água durante o banho e pelos, por exemplo, alergias, doenças hormonais, presença de ácaros, traumatismos e até mesmo a própria conformação auricular. "Os animais com otite balançam muito a cabeça e coçam as orelhas repetidamente, além dos ouvidos apresentarem vermelhidão, excesso de cera e odor forte. Caso o tutor identifique um ou mais desses sintomas, deve levar o pet o quanto antes no veterinário, que fará o diagnóstico através de exames específicos", explica Ricardo Cabral, veterinário da Virbac- indústria farmacêutica veterinária.