Viver Bem

Ter, 18/06/2019 | Atualizado em: 18/06/2019 às 08h45


Viver Bem

Atenção à dor nos músculos

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

A miosite é uma doença caracterizada pela inflamação nos músculos, podendo acometer, também, as articulações e órgãos, como pulmões, intestino, pele e até o coração, causando cansaços e dores musculares. As causas exatas para o surgimento da doença ainda são desconhecidas. No entanto, podem estar ligadas a doenças autoimunes, pois o sistema imunológico acaba atacando tecidos saudáveis do corpo. Uma predisposição hereditária também pode estar associada à enfermidade.

De acordo com a reumatologista Viviane Machicado, a doença pode atingir homens e mulheres de todas as idades, complicando simples afazeres cotidianos. "As miopatias inflamatórias são doenças crônicas, que acometem a musculatura esquelética, causando a inflamação, sendo o principal sintoma a fraqueza muscular. A doença pode trazer dificuldade em simples ações do dia a dia, como levantar da cadeira, subir escada, pegar objetos, pentear cabelo, por exemplo", pontuou a especialista.

A miosite se apresenta em dois tipos mais comuns. A polimiosite, que é a fraqueza muscular. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar problemas respiratórios e dificuldade para engolir (disfagia). Esses pacientes podem já ter sido diagnosticados com uma ou mais doenças autoimunes. Outra tipologia da doença é a dermatomiosite, caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas antes da fraqueza muscular.

Por se tratar de uma doença crônica, o diagnóstico imediato é fundamental para a vida do .paciente. "Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor a resposta ao tratamento de medicamentos e terapias", concluiu a reumatologista.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins