Nas Ruas

Sáb, 15/06/2019 | Atualizado em: 15/06/2019 às 05h02


Nas Ruas

Forró do amor faz a alegria em Cosme de Farias

Euzeni Daltro
A+ A-

Tudo começou com a 1ª Lavagem do Boteco de Dona Ednelza realizada, em 2003, na 2ª Travessa do Barral, em Cosme de Frias. No ano seguinte, a lavagem virou festa junina com enaltação ao amor. Além de ter sido realizada no dia 12 de junho, a festa foi batizada de Forró Love. Amanhã, a partir das 15h, acontece o 15º Forró Love na 2ª Travessa do Barral. E, como não poderia deixar de ser, o Boteco de Dona Ednelza também estará funcionando.

O eletricista Paulo de Jesus Santos, 53 anos, o Paulinho, é o responsável por essa e outras festas realizadas na 2ª Travessa do Barral ao longo do ano. Inclusive, é ele quem banca os custos dessas comemorações. No caso do Forró Love, os gastos passam de R$ 600. Isso porque ele conta com o apoio de outros moradores e amigos.

"É a comunidade quem faz. Eu não gosto de colocar meu nome sozinho em nada porque sozinho ninguém faz nada", disse ele.

Paulinho ressalta a ajuda dos vizinhos na produção do evento, a exemplo da confecção e colocação das bandeirolas na rua, pintura dos meios-fios e arrumação no dia da festa. A pintura da logomarca do evento em uma parede próxima ao local do palco foi feita por um amigo. O cantor Hélio Fernandes, também amigo, sempre faz um precinho camarada para garantir a animação da festa por quatro horas.

"É para movimentar a rua. Se você deixar a rua parada, você está atraindo coisas ruins. Se você deixa parada, dá margem para coisas ruins acontecerem", acredita Paulinho, que começa a cuidar dos preparativos do Forró Love com um mês de antecedência.