Te Contei?

Qui, 13/06/2019 | Atualizado em: 13/06/2019 às 05h02


Te Contei?

Forró do ABC é arte e tradição

Andrezza Moura
A+ A-

No mês mais amado pelo povo nordestino, o mês de junho, a Quadrilha Junina Forró do ABC se prepara para participar do concurso estadual de quadrilhas em busca de uma vaga para o Nordestão e para o Regional da Rede Globo, onde pretende representar a Bahia.

Com 37 anos de trajetória, o Forró do ABC é o grupo junino mais antigo de Salvador. Fundada em 9 de maio de 1982, a agremiação surgiu, inicialmente, com o propósito de participar de uma gincana escolar e segue, até hoje, em atividade ininterrupta. "É o amor pela cultura junina. Todo mundo ama alguma coisa, alguns amam futebol, e nós amamos a cultura junina", justificou Mariete Lima, presidente do ABC.

Ao longo desses anos, a quadrilha vem prezando pela tradição do São João, construindo sua história e valorizando os ritmos e personagens que são a essência do sertão nordestino. O pioneirismo em trabalhar com temas autorais e a formação da própria banda são fatos marcantes na história do grupo, que, além de representar Salvador nos concursos do Estado, foi o primeiro a participar dos campeonatos interestaduais e trazer notoriedade ao movimento quadrilheiro da Bahia.

Segundo Mariete, há um trabalho especial para o grupo se apresentar de forma impecável."Quando termina o São João, passamos para o processo de criação. Em julho, já começamos a pensar no ano seguinte, só damos um tempo nos ensaios", lembrou ela.