Viver Bem

Qui, 13/06/2019 | Atualizado em: 13/06/2019 às 05h02


Viver Bem

Os perigos de comer de boca aberta

Da Redação
A+ A-

O ato de mastigar nem sempre recebe a atenção devida e deixamos o nosso organismo exposto a complicações. Segundo especialistas, se a mastigação não for adequada, o indivíduo pode desenvolver problemas como azia, ma digestão, gases, baixa absorção dos nutrientes, sonolência e aumenta a barriga. Segundo o odontólogo Gustavo Issas, mastigar de boca aberta e falando pode ocasionar muito mais do que simplesmente uma repreensão por faltar com a etiqueta.

"Simplesmente porque não conseguimos mastigar, falar e respirar ao mesmo tempo. Sendo assim você acaba fazendo tudo errado, não mastiga corretamente, não fala corretamente, não respira corretamente e ainda pode deixar escapar um pouco de comida, o que é muito desagradável. Outro dia, um paciente engoliu três dentes provisórios enquanto mastigava. Outro nem percebeu que seu dente quebrou e uma paciente engoliu brackets do seu aparelho ortodôntico", destaca.

O especialista aponta que, além da desatenção e dos maus hábitos, outros elementos podem atrapalhar a mastigação e causar problemas diversos. "Dentes faltando, quebrados, infeccionados e próteses antigas e desadaptadas dificultam a mastigação e provocam outros problemas, até mesmo cardiorrespiratórios, por favorecerem a proliferação de bactérias", explica Issas.

O dentista aponta que poucos percebem a importância da mastigação e a fazem de forma automática: "É preciso sentir a textura dos alimentos, os temperos e seus sabores. Alimentar-se é algo nobre, independente de onde você esta ou de quem fez a comida, mas é um momento de reflexão, de paz e importante para aguçar os cinco sentidos, sabor, odor, visão, tato e som", pontua.