Viver Bem

Qua, 05/06/2019 | Atualizado em: 05/06/2019 às 08h06


Viver Bem

Cuide bem dos seus rins

gabriel conceição*
A+ A-

Silenciosa e bastante perigosa, a insuficiência renal crônica, mais conhecida como doença renal crônica, é a perda progressiva e irreversível do funcionamento dos rins. A principal função do órgão é remover os resíduos e o excesso de água do organismo.

A doença crônica renal implica na redução dessa capacidade por, pelo menos, três meses e é classificada em seis estágios, conforme a perda renal.

No Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo o maior desafio no tratamento a prevenção de perda óssea e de fraturas, em decorrência da hemodiálise. Um dos principais fatores de risco para a doença renal crônica é a diabetes e a hipertensão.

Para a nefrologista Marília Bahiense, um estilo de vida saudável ajuda e muito a prevenção da doença. "Naturalmente há um grupo de pessoas que nascem geneticamente marcadas por diabete e hipertensão, mas outras adquiriram durante o tempo por não terem uma vida saudável, desenvolvendo fatalmente a doença. Uma alimentação com muito sal, açúcar e fósforo é muito propícia para desencadear a doença renal crônica", explicou Marília.

Por ser uma doença silenciosa, a especialista recomenda a ida ao médico periodicamente. "Com um simples diagnóstico, a enfermidade poderá ser evitada", finalizou.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins