Viver Bem

Ter, 14/05/2019 | Atualizado em: 14/05/2019 às 05h01


Viver Bem

Pele bonita sempre

thalia rios*
A+ A-

Com a proximidade do inverno e a queda de temperatura, a pele tende a ficar ressecada e precisa de mais atenção. Sendo assim, é preciso cuidar para resistir ao frio e manter uma pele radiante.

A dermatologista Daniela Menezes explica que o ato de tomar banhos demorados e com água quente nessas estações é um dos fatores que mais contribuem para o ressecamento da pele e o aumento da oleosidade nos cabelos.

"Estes fatores provocam uma remoção da oleosidade natural da pele, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade. Assim, ocorre um ressecamento da pele do corpo e aumento da oleosidade no couro cabeludo", explica.

Caso você seja adepta (o) do banho quente, existe uma solução que pode reverter o ressecamento. A dermatologista sugere que, logo depois do banho, seja feita uma hidratação ainda no banheiro.

"Com o calor, os poros ficam dilatados, favorecendo a absorção do hidratante. Quem tem pele oleosa e/ou com tendência a ter acne deve usar produtos específicos para o seu tipo de pele", explica.

Outro fator que contribui para o ressamento da pele é o uso constante do ar-condicionado. Independentemente da estação do ano, o uso do aparelho pode causar o ressecamento. Por isso, alguns cuidados são necessários.

"Beber no mínimo dois litros de água por dia, evitar banhos quentes e muito demorados, evitar se ensaboar demais e usar buchas. Para peles oleosas e acneicas, deve-se evitar o uso de hidratantes comuns no rosto. Use oil free nas áreas de maior oleosidade, como o rosto e tórax", completa a especialista Daniela Menezes.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos