Viver Bem

Sex, 10/05/2019 | Atualizado em: 10/05/2019 às 05h02


Viver Bem

Fortaleça seu sistema imunológico

Thalia Rios
A+ A-

As gripes, resfriados e crises alérgicas de asma e rinite são comuns no inverno, mas se você sofre com algum desses problemas frequentemente, é provável que o seu sistema imunológico esteja fraco.

Segundo a médica alergista e imunologista especialista pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Luciana Albuquerque, o sistema imunológico é o conjunto de células, órgãos e estruturas do corpo humano responsável por reconhecer agentes estranhos causadores de doenças, como vírus, bactérias e alérgenos (os ácaros, por exmplo), e se defender deles. Ou seja, quando esse sistema imune enfraquece, fica mais fácil adquirir uma doença.

Entre as principais doenças decorrentes de um sistema imunológico fraco, estão as autoimunes. "São patologias mais raras e devem ser avaliadas por médico especialista", explica Luciana Albuquerque.

Para fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados, principalmente com a chegada do inverno, a especialista salienta: "Devemos reforçar os cuidados com a lavagem das mãos durante este período, principalmente em ambientes de aglomeração, como escolas, hospitais e aeroportos. Além disso, hidratação, alimentação saudável e balanceada (rica também em vitamina C), a prática regular de atividade física e bons hábitos de sono contribuem para o funcionamento adequado do sistema imunológico", diz Luciana Albuquerque.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos