Nas Ruas

Qui, 09/05/2019 | Atualizado em: 09/05/2019 às 05h01


Nas Ruas

Liderança no ranking do Aedes assusta moradores

Raul Aguilar
A+ A-

O bairro Fazenda Coutos obteve o maior índice de infestação pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os dados são do levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na terça-feira (7).

Em janeiro, 16 bairros apresentavam um número alto de infestação, hoje são 41. Em Fazenda Coutos, o índice – que é resultado da análise da infestação domiciliar dos últimos cinco meses – ficou em 7,4% do total avaliado.

A operadora de caixa Priscila Ribeiro, 26 anos, moradora do Eixo 37, rua paralela à BA-528, em Fazenda Coutos, relatou que há cerca de 15 dias os moradores do local se reuniram para retirar uma caixa d'água de uma residência que se encontra fechada. "O imóvel está abandonado há um ano e percebemos que no quintal tinha uma caixa d´água de 500 litros, sem tampa, acumulando água. Para evitar uma infestação de dengue e zika na rua, que têm muitas crianças, decidimos que um morador pulasse o muro para esvaziar e virar a caixa", contou.

O MASSA! esteve no bairro e notou a existência de vários imóveis abandonados, acumulando mato e sujeira. "Aqui tem morador que abandona o imóvel e, quando você vai pedir para ele cuidar, ele fica chateado", diz Priscila.