Plantão

Ter, 07/05/2019 | Atualizado em: 07/05/2019 às 13h40


Plantão

Polêmica Reforma sem consenso

Raul Aguilar
A+ A-

A instalação de órgãos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nos prédios do Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, está provocando insatisfação na comunidade local. Segundo a Sesab, o local abrigará a Central Estadual de Laudos, a Central de Dispensação e Infusão de Medicamentos Especiais e a Central de Tratamento de Feridas. A Associação de Resgate da Cultura Educacional da Bahia (ARCEB), juntamente com as Associações de Moradores da Vila Paraíso, Vila Viver Melhor, Santa Luzia, Conjunto Habitacional Solar Boa Vista, dentre outras representações, se reuniram para questionar a medida, exigindo do Estado uma reforma que privilegie a instalação de projetos artísticos, culturais e educacionais no espaço, que abriga o casarão onde viveu o poeta Castro Alves .

"Desde 2006 estamos na luta pela requalificação deste espaço, que é a principal área de cultura, esporte e lazer do Engenho Velho de Brotas. A instalação de órgãos da Sesab foge completamente dos anseios da comunidade e da origem do patrimônio tombado pelo IPHAN e inscrito na Unesco como Patrimônio Mundial, como é o caso do casarão onde morou Castro Alves", afirmou Marcelo Maia, 46 anos, morador do bairro e porta-voz do movimento.

Uma abaixo-assinado com 2.500 assinaturas de moradores do local está pronto para ser entregue ao governador Rui Costa, para que seja aberta discussão do projeto que está sendo implantado.