Viver Bem

Ter, 07/05/2019 | Atualizado em: 07/05/2019 às 13h40


Viver Bem

Dor que muda o sabor

Thalia Rios
A+ A-

redação.jornalmassa@gmail.com

Visão, audição, paladar, tato e olfato. Esses são os cinco sentidos que permitem a interação entre os seres humanos e o mundo.

Os sentidos estão interligados de alguma forma. Uma série de pesquisas aponta algo que parece estranho, mas que é verdade: os problemas auditivos podem, sim, afetar o paladar.

A fonoaudióloga Marlene Escher explica que esses dois sentidos estão interligados através da corda do tímpano e das papilas gustativas, que são responsáveis por reconhecer o sabor e enviar a informação ao cérebro. "Assim, paladar e audição estão interligados, e, quando alguma patologia acomete o ouvido, ela pode refletir no paladar", diz a especialista.

A perda do paladar por causa de problemas na audição pode ser reversível. A fonoaudióloga conta que existem tratamentos que devem ser realizados por um otorrinolaringologista.

Marlene Escher fala ainda que, entre os principais problemas que afetam a audição e, consequentemente, alteram o paladar, estão as cirurgias e infecções no ouvido, tratamento para câncer de cabeça e pescoço, exposição a agentes químicos, uso de antibióticos, anti-histamínicos e traumatismo craniano.

A especialista explica que, além desses problemas mais sérios, dores de ouvido comuns podem estar associadas à perda do paladar. "Isso acontece devido a infecções que causam edemas na região e interferem no funcionamento da corda do tímpano", completa Marlene Escher.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos