Viver Bem

Sáb, 04/05/2019 | Atualizado em: 04/05/2019 às 17h40


Viver Bem

Quando há tristeza após o 'rala e rola'

Amanda Souza*
A+ A-

Tinha tudo para ser uma noite incrível. Você estava com a pessoa que gosta de verdade e o sexo foi bom, teve as coisas que vocês curtem, mas, no final, você desabou em lágrimas. Parece estranho, mas é uma situação comum.

É tão habitual que já recebeu uma definição: disforia pós-coito. Trata-se uma sensação oposta à euforia esperada depois do sexo. A sensação costuma ainda estar relacionada ao orgasmo, ou seja, vem justamente quando você ou seu parceiro atinge o ápice na relação sexual.

Tanto homens quanto mulheres estão sujeitos e vulneráveis à situação. Como explica o coach sexual Fernando Mourão, além da tristeza, outras sensações podem aflorar, "como ansiedade, irritação e até mesmo vergonha".

As causas para essa condição são diversas e podem ter raízes em pontos muito específicos. "Para as mulheres, na maioria das vezes, há o fator cultural do sexo como tabu. A atividade sexual ainda não é considerada 'normal' para a mulher", destacou Fernando.

Esse transtorno pode ainda estar ligado a disfunções sexuais, o que resulta na necessidade de buscar um especialista para tratar qualquer que seja o problema. Acontece com você? Então, vá ao médico!

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos