Viver Bem

Qui, 02/05/2019 | Atualizado em: 02/05/2019 às 19h01


Viver Bem

Joelho é barril

Gabriel Conceição*
A+ A-

O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa que está localizada no joelho, mais especificamente entre o fêmur e a tíbia. Sua consistência é similar à cartilagem da orelha e sua função é a absorção de impacto, funcionando praticamente como uma mola de carro.

No entanto, mesmo com a capacidade de suportar a pressão do contato exercido entre o fêmur e a tíbia, é bastante comum que ocorra uma lesão no local. Geralmente, os problemas são ocasionados por movimentos em falso, práticas de exercício físico sem tênis adequado ou excesso de peso.

De acordo com o ortopedista Tarso Leal, a lesão também pode ocorrer em atividades diárias costumeiras. "A lesão pode acontecer quando se está realizando alguma atividade física, o ato de descer escadas, corridas, entre outros", disse o médico.

Conhecer os sintomas mais comuns deste tipo de lesão também ajuda e muito a identificar rapidamente o problema, caso surja durante a prática de exercício.

Se sentir dores, inchaço e derrame articular (água no joelho); dor durante a palpação no joelho na interlinha articular; estalos, endurecimento e limitação para dobrar/estender a perna; e, nos casos mais graves, bloqueio da articulação (as chamadas "alça de balde"); procure rapidamente um médico.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos