Viver Bem

Ter, 30/04/2019 | Atualizado em: 30/04/2019 às 05h01


Viver Bem

Bursite causa dor nas articulações

Thalia Rios*
A+ A-

A bursite é um problema que ocorre quando a bursa – que é uma pequena "bolsa" de líquido que funciona como amortecedor entre os tendões – fica inflamada, provocando a lesão. Mas, afinal, por que as mulheres são as vítimas mais frequentes? Durante a menopausa, segundo o ortopedista Thiago Fuchs, elas estão mais suscetíveis a alterações inflamatórias, por causa das mudanças hormonais.

O principal sintoma da bursite é a dor ao tocar o local, além de inchaço. Além disso, não atinge apenas os ombros. "A bursite no quadril e ombro são muito frequentes. Porém, podem ocorrer nos cotovelos, mãos, joelhos, tornozelos e pés", explica Thiago Fuchs.

Para diagnosticar, procure um médico especialista. "Que realiza uma avaliação clínica detalhada juntamente com a avaliação dos exames complementares de imagem, como radiografia, ultrassom e ressonância magnética", diz Thiago.

O ortopedista Thiago Fuchs fala que se deve cogitar a cirurgia apenas quando o tratamento convencional – com medicações anti-inflamatórias e fisioterapia – não traz resultados satisfatórios.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos