Nas Ruas

Ter, 23/04/2019 às 10h28 | Atualizado em: 23/04/2019 às 10h35


Nas Ruas

Cuidado com as fraudes de cartão

Jefferson Domingos
A+ A-
Um cartão de crédito facilita a vida do consumidor, mas é preciso ter muito cuidado para evitar cair num golpe - Freepik/Divulgação
Um cartão de crédito facilita a vida do consumidor, mas é preciso ter muito cuidado para evitar cair num golpe
Freepik/Divulgação

 

O cartão de crédito é um dos meios mais comuns de pagamento no mundo inteiro, até pelas facilidades disponíveis. Mas o uso exige cuidados. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviçode Proteção ao Crédito (SPC), 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. A maior parte dessas ocorrências (41%) é de clonagem de cartão de crédito.

O segundo golpe mais aplicado, conforme o estudo, é o recebimento de boletos falsos, com 13% dos relatos. Clonagem em cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamentos, com 11 % de incidência, cada, são outros tipos de fraudes.

Crimes como esses podem trazer sérias complicações aos consumidores, que têm as informações pessoais ligadas a ações fraudulentas. O SPC divulgou dicas para diminuir os riscos de fraudes.

Dicas do SPC

1 - Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial.

2 - Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre a atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social e CNPJ.

3 - Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija a nota fiscal.