Nas Ruas

Qua, 17/04/2019 às 09h38 | Atualizado em: 17/04/2019 às 10h13


Nas Ruas

Baleiros terão cartão de gratuidade para ‘trampar’

Raul Aguilar
A+ A-
baleiros de Salvador terão um cartão de gratuidade para o acesso aos ônibus através da catraca - Adilton Venegeroles
baleiros de Salvador terão um cartão de gratuidade para o acesso aos ônibus através da catraca
Adilton Venegeroles

 

Os baleiros de Salvador terão um cartão de gratuidade para o acesso aos ônibus através da catraca. O benefício foi confirmado ontem pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. Segundo ele, o projeto está em fase de coleta de dados. A expectativa é contemplar inicialmente 338 baleiros. O limite diário de passagens ainda não foi definido.

A criação do cartão do baleiro foi antecipada pelo prefeito ACM Neto no último dia 11, durante evento na comunidade da Baixa Fria,em São Marcos. “Eu já conversei com Fábio Mota para providenciar um cartão do Salvador Card para cada baleiro cadastrado. Com o cartão, o baleiro vai ter livre acesso aos ônibus. O que não tiver o cartão é porque não está cadastrado, e esse nós iremos controlar. O baleiro cadastrado não vai pagar pelo cartão, ele será gratuito”, revelou Neto em um vídeo gravado ao lado do presidente da União dos Baleiros (Unibal), Gilson Rodrigues dos Santos. “Essa medida inibirá a entrada de pessoas não cadastradas e trará uma segurança maior para usuários e trabalhadores”, comemorou o presidente da Unibal.

Para a confecção dos cartões, será exigida documentação específica, que inclui dados pessoais, residenciais e antecedentes criminais dos baleiros. A previsão de Mota é que a Unibal repasse os documentos no prazo de 60 dias. Outra novidade anuncida é o convênio com a Unibal e a criação de um fundo para que a Prefeitura possa arcar com o custo das passagens. O assessor de relações sindicais da Integra, Jorge Castro, afirmou que o consórcio só irá se pronunciar após ser notificado pela Prefeitura.