Te Contei?

Ter, 16/04/2019 | Atualizado em: 16/04/2019 às 05h00


Te Contei?

Guerreiro regueiro Ele leva mensagem a adolescentes

gabriel conceição*
A+ A-

Quase todo mundo dá aquela relaxada quando escuta um bom reggae, seja pelo seu ritmo musical desestressante ou por suas letras profundas. No entanto, para Gilberto de Lima, de 44 anos, apresentador do programa "Reggae Vibz", na rádio comunitária 88 FM, localizada no Nordeste de Amaralina, o reggae não é apenas um estilo de música, e, sim, uma ideologia de vida.

Desde sua infância, Gilberto ouviu diversos estilos musicais. No entanto, o reggae de Bob Marley o tocou profundamente, com letras de resistência e lutas.

Atualmente, mesmo desempregado há pouco mais de um ano, Gilberto faz discotecagem (parecido com a função de DJ) em shows e eventos gratuitos voltado ao mundo do reggae nas comunidades de Salvador.

Para ele, as letras cantadas são uma inspiração para os jovens negros que lutam contra o racismo e por igualdade social. "As letras falam de luta. A música é isto, uma resistência. Eu luto hoje em dia para arrumar um emprego, mas não deixo a música de lado. Faço isso por amor, apenas pela fé de que dias melhores virão", vislumbrou Gilberto, esperançoso em um futuro melhor.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos