Viver Bem

Qua, 03/04/2019 | Atualizado em: 03/04/2019 às 13h45


Viver Bem

Atenção redobrada com os pequenos!

Amanda Souza*
A+ A-

O tempo mais seco do outono é um sinal de alerta para os papais e as mamães. O clima mais frio e menos úmido tende a colaborar para o ressecamento da epiderme dos bebês.

A dermatologista Brenda Mendes destaca alguns cuidados que merecem maior atenção nesta época do ano, principalmente com os recém-nascidos.

De acordo com a especialista, são atitudes simples do dia a dia que podem fazer uma grande diferença.

"O primeiro passo é prestar atenção na temperatura da água do banho. Geralmente, os pais optam pelo banho quente, mas é preciso prestar atenção no tempo", recomenda.

O ideal é que a água esteja morna e não quente, para reduzir os efeitos do ressecamento. "Um banho de dez minutos é suficiente para a criança", diz.

Após o banho, os cuidados continuam. "Hidratar o bebê ao sair do banho vai ajudar a evitar o ressecamento. Use também um sabonete hidratante", conta.

Na hora de vestir o neném, é comum pensar na praticidade da roupa pela troca de fraldas, mas o tecido também é importante.

"A recomendação é optar pelar roupas de algodão", destaca Brenda Mendes. "Esse é o tecido que permite que a pele 'respire' sem reter suor". Lãs e sintéticos devem ser evitados.

No geral, esses cuidados devem ser estendidos ao longo de todo o ano. No entanto, o tempo mais seco do outono pede mais atenção.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos