Viver Bem

Ter, 26/02/2019 | Atualizado em: 26/02/2019 às 05h02


Viver Bem

Nada de torturar os pés durante a folia

Amanda Souza*
A+ A-

Quando o Carnaval acaba, o corpo todo reclama. Mas tem uma parte específica que sofre mais nesse período: os pés. Por isso, é importante tomar cuidados para não passar sufoco com as dores na Quarta-feira de Cinzas.

Entre caminhadas, corridas e pulos nos circuitos, os pés são a principal ferramenta de suporte do peso do corpo. Os cuidados com essa região podem, além de evitar problemas, tornar a festa menos desconfortável.

O podólogo Marcos Pereira explica que os cuidados começam há mais ou menos dois dias antes da farra. "Esse é o momento de tratar a estética mesmo, esfoliar e hidratar a pele. Cortar as unhas também é importante, já que, quando maiores, são mais fáceis de machucar", destacou o especialista.

A segunda – e mais importante – fase é a escolha do calçado. Segundo Marcos Pereira, é preciso deixar o glamour de lado e apostar no conforto. "Sempre de tênis. Saltos irão sobrecarregar as pernas. Sandálias podem deixar os pés muito expostos. O tênis é a melhor opção sempre", garantiu.

O podólogo ainda lembrou do pós-festa. "Sempre que chegar em casa, lembre de cuidar dos pés. Faça um banho conhecido por 'escalda-pés', uma técnica antiga que mergulha os pés em água morna com óleos essenciais durante cerca de 15 minutos. Isso reduzirá as dores", explicou.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos