Esporte

Qui, 21/02/2019 | Atualizado em: 21/02/2019 às 05h08


Esporte

Decisão Bahia precisa quebrar tabu

Rodrigo Meneses
A+ A-

O Bahia entra em campo nesta noite, às 19h15, para seu grande desafio do ano, até então, diante do Liverpool-URU, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu. Se quiser avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana, o Tricolor precisa quebrar o tabu de nunca ter vencido uma equipe estrangeira fora de casa, em uma competição internacional.

Em 2018, a torcida tricolor ficou com a sensação de que o time poderia ter ido mais longe na competição. Na partida contra o Athletico-PR, na Fonte Nova, o juiz anulou, de forma polêmica, dois gols após a intervenção do árbitro de vídeo e o time foi derrotado por 1 a 0.

No duelo de volta, o Esquadrão venceu pelo mesmo placar, mas perdeu nos pênaltis. O Furacão passou para semifinal, quando desbancou o Fluminense e na sequência conquistou o título sobre o Júnior Barranquilla, da Colômbia.

A novidade no Bahia deve ser a estreia do meia Ramires em 2019, depois de defender a Seleção sub-20 no Sul-Americano. O atleta de 18 anos deve tomar o lugar de Guilherme, que tem deixado a torcida na bronca com as atuações apagadas.

Com o retorno de Ramires, a expectativa do técnico Enderson Moreira é acelerar o jogo no meio campo. O meia Shaylon deve ser outra novidade no setor, no lugar de Elber. O atacante Artur completa a trinca de jovens na parte ofensiva, os três jogadores têm menos de 22 anos.

Dessa forma, espera-se que o time mantenha o fôlego para atacar e tenha velocidade para furar a retranca do Liverpool.

No jogo da Fonte Nova, a equipe uruguaia atuou em seu campo defesa praticamente os 90 minutos. Em uma rara investida no ataque, sofreu uma falta e conseguiu fazer o único gol da partida em um cruzamento na área do Tricolor.

Caso se repita o placar em favor do Bahia, a partida é decidida nos pênaltis. Triunfo por 2 a 0 ou com a diferença de um gol a partir do segundo (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3 etc.) classifica o time baiano.

Enquanto o Esquadrão fez 11 jogos este ano, o Liverpool chega hoje à sua terceira partida oficial de 2019. A última ocorreu sábado passado, quando empatou em 1 a 1 com o Nacional, pelo campeonato uruguaio. Se o Bahia avançar, recebe a premiação da competição de US$ 350 mil (R$ 1,41 milhão).