Esporte

Ter, 19/02/2019 | Atualizado em: 19/02/2019 às 05h07


Esporte

30 anos de glória

gabriel conceição*
A+ A-

Há exatos 30 anos, o Bahia chegava ao seu segundo título nacional, em uma campanha histórica, desbancando favoritos. No dia 19 de fevereiro de 1989, o Esquadrão conquistou o Campeonato Brasileiro, em pleno estádio Beira-Rio, tornando esta data inesquecível para a nação tricolor, que comemora hoje o aniverário de três décadas deste grande feito.

Em uma campanha fantástica, o Tricolor jogou 29 partidas, venceu 13, empatou quatro e perdeu apenas cinco. Ao todo, o time do técnico Evaristo de Macedo fez 52 pontos.

No primeiro duelo da final, com mais de 90 mil pessoas na Fonte Nova, o Bahia venceu o Internacional por 2 a 1, com dois gols de Bobô. Já no jogo da volta, o empate sem gols deu o título ao Esquadrão.

Além da bela campanha, o Bahia teve também a maior renda da competição e ficou com a segunda melhor média de público, atrás apenas do Flamengo. O jogo que mais levou torcedores à Fonte foi a semifinal contra o Fluminense, onde mais 110 mil pessoas estiveram nas arquibancadas, tornando-se a maior plateia do estádio.

Esta data tão importante pode ser comemorada oficialmente hoje, mas o Bahia, juntamente com seus torcedores e ídolos, já começaram os festejos desde a semana passada, com missas, homenagens e um trio elétrico, que arrastou uma multidão de tricolores apaixonados, que lotaram a Avenida Oceânica e cantaram o hino do clube com "muito amor e muito orgulho".

*Sob a supervisão do editor Léo Santana