Te Contei?

Seg, 18/02/2019 | Atualizado em: 18/02/2019 às 05h07


Te Contei?

70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy Galera curte último ensaio

Rebeca Almeida*
A+ A-

Promover a paz, celebrar as diferentes religiões e comemorar 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy essa foi a proposta do Festival Cultura e Paz, realizado ontem no Largo do Pelourinho. No último ensaio gratuito promovido pelo grupo aniversariante, a animação ficou por conta de atrações como o grupo Ilê Ayê, Olodum, Gilberto Gil, Daniela Mercury e outros.

O cantor e compositor Gilberto Gil chegou por volta das 19h para abrilhantar a festa. O artista citou a celebração da paz como um dos pilares dos Filhos de Gandhy. "Esta é uma das grandes lutas deste grupo, que têm Gandhy como um dos seus pilares", disse. Além disso, a celebração reforça a importância das festas de largo, que, segundo Gil, "representam uma tradição da Bahia, um misto de culturas ibéricas e africanas".

Com uma expectativa de público de cerca de 10 mil pessoas, segundo a organização, mas com estimativa de 30 mil, segundo informações do Capitão Ferreira Filho, da Polícia Militar, o espaço em frente ao museu Casa de Jorge Amado começou a se movimentar por volta das 15h, com um ato ecumênico. Participaram desse momento o Pai Raimundo de Xangô, o pastor Joel (Igreja Batista de Nazaré) e os padres Lázaro Muniz (Paróquia de Santa Cruz no Engenho Velho da Federação) e Jonathan (Capelão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Vigário da Catedral Basílica de Salvador).

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira