Viver Bem

Seg, 18/02/2019 | Atualizado em: 18/02/2019 às 05h07


Viver Bem

O xixi pede passagem

Tânia Araújo
A+ A-

Carnaval chegando e alguns cuidados são essenciais: escolher uma roupa confortável, um tênis que aguente o seu pique e, o mais importante, lembrar que, no meio da folia, necessidades fisiológicas são importantíssimas. Onde você vai fazer xixi? Isso, às vezes, pode parecer papo de gente velha, que quer passar a festa toda preocupada se vai ter lugar para sentar, mas é uma preocupação séria e que deveria ser primordial.

É lógico que durante a folia momesca você irá beber água, cerveja, refrigerante e outros tipos de líquidos. A folia em si é quente, abafada e pede hidratação. Mas e na hora de aliviar a bexiga? O urologista Modesto Jacobino, sócio-diretor do Lithocenter Hospital Dia, na Graça, alerta homens e mulheres para a importância de não prender a urina para evitar infecção urinária e até mesmo cálculo renal.

Para as mulheres o assunto é mais delicado. A forma de alívio é bem mais complicada, já que, diferente do homem, não dá pra fazer xixi em pé.

E achar um banheiro decente nos circuitos da folia é quase impossível. "Realmente, os banheiros são grande fonte de contaminação. O ideal é usar protetores de assento ou os cones, que são comercializados em farmácias e facilitam urinar sem encostar nos assentos. Lenços umedecidos são uma boa opção também, para higienização após o uso dos banheiros. Todos podem ser levados em porta dólares para os circuitos de festa, por exemplo", alerta Modesto.