Te Contei?

Sáb, 16/02/2019 | Atualizado em: 16/02/2019 às 05h08


Te Contei?

Deusa do Ébano será escolhida hoje

Thalia Rios*
A+ A-

Tradicional festa baiana, a 40ª Noite da Beleza Negra acontecerá hoje (16), às 20h, com 15 candidatas na disputa pelo título de Deusa do Ébano 2019, na Senzala do Barro Preto, ladeira do Curuzu, na Liberdade.

Além de eleger a nova rainha, o evento festeja os 45 anos do Ilê Aiyê, criador do concurso, e contará com as presenças de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Daniela Mercury.

Considerado o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra do Brasil, o Deusa do Ébano tem o objetivo de enaltecer e elevar a auto-estima da comunidade negra e disseminar a cultura afro-baiana pelo mundo.

Jéssica Nascimento, Deusa do Ébano de 2018, conta que, para ser rainha, ter apenas beleza não basta. "Ela precisa ter muito respeito pela ancestralidade, tem que ter muita força e garra para enfrentar tudo o que ela vai enfrentar durante o ano, para estar sempre representando bem a entidade e as mulheres negras. Tem que ter também muita graciosidade. Não pode ser só beleza por beleza, tem que ter uma bagagem, uma consciência racial de todos os problemas que nós passamos, mas que estamos aí, diariamente, enfrentando e passando por cima de tudo isso", diz Jéssica Nascimento.

Primeira rainha do Ilê Aiyê, em 1975, Mirinha conta o que sentiu ao ser escolhida. "Me senti muito feliz por ser rainha e negra. Não existia uma rainha negra, hoje você vê abertamente, hoje você coloca um torso, faz algumas tranças nagô e sai, e outra pessoa vem e elogia. Eu estou feliz por ter sido a primeira rainha do Ilê Aiyê". relembra Mirinha.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos